03
02
01

Serviços

Audiodescrição

A audiodescrição é uma solução de acessibilidade destinada a pessoas com deficiência visual, podendo ser realizada ao vivo ou gravada. Consiste em uma técnica de descrição de cenas, expressões, cenários, ou seja, todo o detalhamento fundamental para estabelecer a compreensão de programas de televisão, peças teatrais, filmes e eventos, os quais são inseridos mediante narração nos espaços ou intervalos entre os diálogos da obra.

Para esse serviço contamos com a parceria da empresa CPL Soluções em Acessibilidade – Uma empresa especializada na área e que trabalha em conjunto com a ADVERJ (Associação de Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro) que vem avaliando todo o material produzido com o recurso da audiodescrição.

A Audio descrição se tornou obrigatorio  nas televisões abertas através da ABNT NBR 15290, lei nº 10.098/2000, e hoje através da Portaria nº 310 do Ministério das Comunicações é obrigatório a acessibilidade aos portadores de deficiencia visual e também para portadores da Síndrome de Down. De acordo com o IBGE hoje existem no Brasil 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual.